terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
Posse dos novos secretários será sábado, em Imperatriz
Sessão solene marcará instalação da ‘Assembleia Itinerante’ na sexta-feira em Imperatriz
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
Câmara vota Plano Diretor de São Luís nesta quarta, 1º
Abertas as inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do MA
Deputados maranhenses perderão o mandato por partidos fraudarem cotas de gêneros
domingo, 26 de fevereiro de 2023
Após ser cotado para o Meio Ambiente e Indústria e Comércio, Brandão deve oferecer a pequena MOB para Adriano Sarney
Diante do seu resultado pifio nas últimas eleições, o que foi insuficiente para lhe dar a vitória nas últimas eleições e seu partido, o PV, não ter eleito nenhum deputado estadual e federal, o ex-deputado Adriano Sarney, vive um dos maiores dilemas por não desfrutar do mesmo prestígio de antes junto ao governador Carlos Brandão (PSB).
Segundo fontes próximas ao ex-deputado, se não for oferecido ao Partido Verde uma secretaria robusta, ele não aceitará o convite para compor o governo e, provavelmente, pode se declarar oposição ou deve indicar um preposto (a) para assumir o que vem sendo oferecido pelo governador, a Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).
Diante disso, Adriano deverá seguir rumo a Brasília para assumir um cargo no governo Lula que já havia sido articulado pelo seu avô, o ex-presidente José Sarney ou retornar as suas atividades empresariais.
A resistência de Sarney em querer uma Secretaria para "chamar de sua" justifica-se para que ele obtenha maior visibilidade e por aquilo que é de conhecimentos de todos desde os tempos do escândalo do Senado dos consignados e, também, porque abriria possibilidade de ele ampliar seu capital político, com possibilidade de retornar ao cenário político em 2024 ou 2026.
No entanto, ele tem atribuído a falta de reconhecimento do governador Carlos Brandão por ter sido o primeiro membro do clã a declarar apoio, mas critica a articulação política do Palácio dos Leões, a quem já solicitou uma reunião para tratar e questionar sobre o porque em não dar espaços de grande visibilidade ao Partido Verde, principalmente, ao secretário Rubens Pereira, a quem ele atribui a sua derrota, que não tem atendido seus telefonemas.
Por outro lado, para atrapalhar os planos de Adriano tem a sua tia, a deputada federal e presidente do MDB, Roseana Sarney, com quem tem uma guerra interna para saber quem assume a liderança do que restou do grupo Sarney. E ao que parece, a ex-governadora não pretende dividir a liderança do grupo com o sobrinho, que além de ser mal quisto pela classe política, e basta checar com alguns dos seus ex-colegas, já demonstrou que não fem traquejo, equilibrio e espírito de liderança.
sábado, 25 de fevereiro de 2023
Deputado do RS criticou Flávio Dino por dança no Carnaval
Flávio Dino relata suspeita de plano para matar Lula com tiro de fuzil na posse
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
Roseana quer Cultura e MDB entra na briga pelo Detran e prejudica articulações de Adriano Sarney
Aos 45 do segundo tempo, a cúpula estadual do MDB chegou em comboio ao Palácio dos Leões, no início da noite desta sexta-feira (24).
O objetivo é pleitear ao partido, que ocupa hoje a secretaria de Infraestrutura (Sinfra), o comando do Detran no Maranhão.
Também foi colocado à mesa um pedido pessoal da ex-governadora pela secretaria de Cultura (Secma) do estado, prejudicando por tabela as articulações do ex-deputado Adriano Sarney que já mobilizou até o presidente Lula para assumir uma sinecura no governo Brandão.
Estão trancados com o governador em seu gabinete o deputado estadual Roberto Costa (MDB), a deputada federal Roseana Sarney (MDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, tentando resolver o imbróglio.
Com informações do Blog Verdade 98
Sem Flávio Dino e canais abertos em Brasília, Brandão monta agora novo Governo
Depois de uma posse marcada por simbolismos e de um mês de janeiro ao longo do qual estabeleceu o máximo possível de canais com o Governo do presidente Lula da Silva (PT) e assumiu posição firme e discurso duro contra a tentativa de golpe e em defesa da democracia, tendo em seguida mostrado força política no front interno, reforçado pessoalmente, em Paris, a candidatura dos Lençóis Maranhenses na Unesco e investido na realização de um dos maiores carnavais de todos os tempos, o governador Carlos Brandão (PSB) prepara a segunda e definitiva etapa do seu novo Governo.
Politicamente forte e com prestígio elevado, o governador movimenta-se para montar a equipe que comandará nos próximos 38 meses e com a qual realizará o governo arrojado e realizador que prometeu durante a campanha. O ponto alto dessa agenda será a “segunda posse”, agora com a nova equipe, que realizará em Imperatriz, na semana que vem.
O governador Carlos Brandão está animado, chegando aqui e ali ao entusiasmo. Ele acha que o Maranhão está preparado para “dar um salto”, e exibe confiança de que esse salto ocorrerá no seu Governo. Acredita que a economia do estado vai acelerar o seu processo de expansão, podendo ser turbinada com diversos projetos em negociação, entre eles a retomada implantação da Refinaria Premium, iniciada em 2012, no segundo Governo Lula da Silva, e interrompida em 2015, depois demais de R$ 1 bilhão investidos no município de Bacabeira. Ele pretende acionar todos os mecanismos ao seu alcance para realizar uma política efetiva e bem-sucedida de geração de emprego e renda.
Carlos Brandão também aposta alto no avanço educacional no Maranhão, devendo por isso entregar a Secretaria de Educação ao vice-governador Felipe Camarão (PT), responsável pelo salto na área durante o Governo do hoje senador e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). E também na área de Saúde, com a expansão da malha hospitalar estado a dentro, com a implantação de 18 clínicas especializadas, principalmente no tratamento de idosos e do homem. E avançar a passos largos no fortalecimento do Maranhão como polo turístico internacional, principalmente no chamado “eixo” São Luís-Região dos Lençóis, que é a escala maranhense da “Rota das Emoções”, principalmente com a região maranhense reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Potencial e vontade não faltam. Quanto aos recursos para bancar esses investimentos, o governador tem feito várias incursões em diversos ministérios. Mas sua aposta maior é o BNDES, no qual já iniciou conversas técnicas com o novo presidente do banco, o ex-ministro e ex-senador Aloizio Mercadante. Outro foco são investimentos externos, incluindo chineses, alguns dos quais já estão sendo negociados, como é o caso da implantação de um hotel de luxo na Praia Grande, em negociação com o Grupo Português Vila Galé.
Ao mesmo tempo, o governador Carlos Brandão se prepara para enfrentar uma série de desafio, entre eles desdobramentos de medidas do Governo Bolsonaro que impuseram perda de receita aos estados – caso da redução do ICMS sobre combustíveis, por exemplo, sem contrapartida, por exemplo. No front interno, vai enfrentar pressões de alguns segmentos, como os professores da rede estadual, que já realizam assembleias regionais com pauta que inclui deflagração movimento grevista por melhorias salariais.
Profundo conhecedor do potencial e dos problemas do Maranhão, bem como da máquina pública e suas entranhas, o governador Carlos Brandão vem sinalizando com clareza e convicção que, apesar das dificuldades, e elas são muitas, o seu Governo, com a equipe que está montando para anunciar nos próximos dias, vai cumprir as metas anunciadas. Para tanto, conta com um respeitável suporte político interno, com uma Assembleia Legislativa sem oposição, tem o aval da maior parte da bancada federal e parceiros no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
O descontentamento de Adriano Sarney com a formação do governo Brandão
Iracema Vale discute projetos de conectividade com ministro das Comunicações
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
Maranhão terá ICMS mais alto sobre gasolina após o Carnaval
Maranhenses morrem em tragédia no Litoral Norte de SP; outras pessoas da mesma família estão desaparecidas
Dois maranhenses estão entre as vítimas do temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. As vítimas, de 9 e 16 anos, são irmãos e eram naturais de Rosário, cidade a 75 km de São Luís. O pai, a mãe e o outro irmão das duas vítimas ainda estão desaparecidos.
Os maranhenses foram identificados como Felipe Rocha, de 9 anos e Joina Rocha, de 16 anos. A informação foi confirmada pelo prefeito de Rosário, Calvet Filho, por meio de uma rede social, nesta terça-feira (21). Até o momento, seguem desaparecidos:
Suelen Cristina, de 35 anos, mãe;
Jonatas Rocha, de 32 anos, pai;
Jonatas Gabriel, de 1 ano, filho do casal e irmão das vítimas.
De acordo com o prefeito Calvet Filho, os corpos de Felipe e Joina ainda não foram liberados pelas autoridades paulistas e a previsão, é que isso aconteça na quarta-feira (22). Por meio de nota, ele disse que está em contato com a família e se comprometeu a fazer o traslado dos corpos para o Maranhão.
Ainda em nota, o prefeito lamentou o ocorrido e se solidarizou com a família dos maranhenses.
Tragédia no Litoral Norte
O temporal registrado, neste fim de semana no Litoral Norte de São Paulo, deixou ao menos 44 mortos, segundo o Governo Paulista. Segundo o balanço, 43 mortes aconteceram em São Sebastião e uma em Ubatuba. Em todo o estado, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou estado de calamidade em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Helicópteros da PM enfrentaram dificuldades para resgatar vítimas devido ao tempo fechado. O Exército enviou aeronaves para ajudar nos trabalhos. A operação de buscas em São Sebastião envolve mais de 600 pessoas.
Desde domingo (19), o governador Tarcísio de Freitas está em São Sebastião. Um comitê de gerenciamento de ações foi montado para atender aos desabrigados. Nesta segunda-feira (20), o governador informou que mudou temporariamente o gabinete dele para a cidade, enquanto a situação crítica persistir.
Também nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em São Sebastião. Ele se comprometeu a implementar um programa habitacional para as vítimas da chuva e disse que o governo federal está à disposição para atuar nas áreas atingidas.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
Iracema Vale prestigia terceira noite do Carnaval de Barra do Corda
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
Brandão volta ao Maranhão, mas mantém nomes sob sigilo férreo sobre o seu novo secretariado
De volta ao Maranhão, depois de cumprir agenda na França, onde defendeu na Unesco a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses, e em Portugal, onde se reuniu com o grupo hoteleiro Vila Galé visando a implantação de um hotel de luxo na Praia Grande, e participar do desfile da Estácio de Sá, que teve com o enredo as festas populares de São Luís, o governador Carlos Brandão aproveita o período momesco consolidar a equipe do novo Governo.
Fora o “núcleo duro”, formado pelos secretários Sebastião Madeira (Casa Civil), José Reinaldo Tavares (Programas Estratégicos), Luís Fernando Silva (Planejamento), Aparício Bandeira (Infraestrutura) e Luzia Waquim (Governo), há sinais fortes de que Paulo Matos continuará à frente da pasta do Turismo, e que o coronel/PM Sílvio Leite permanecerá à frente da Segurança Pública.
Nas rodas de conversa é dominante a certeza de que o vereador-presidente Paulo Victor será secretário, e muito provavelmente numa pasta fortemente relacionada com São Luís. Especula-se também que o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) pode assumir a Representação do Governo do Estado em Brasília. Já não se pode dizer o mesmo quanto ao ex-deputado estadual Adriano Sarney, que além de não contar com o prestígio do governador não apoio da classe política.
O governador Carlos Brandão confirmou que a nova equipe será anunciada em Imperatriz, no próximo dia 27, onde ele comandará a segunda posse do seu Governo, numa ação política destinada a prestigiar a Região Tocantina. Por conta disso, mantém a nova equipe sob segredo absoluto.
domingo, 19 de fevereiro de 2023
Flávio Dino mantém a tradição e curte o Carnaval prestigiando “Os Comunas”
O ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) honrou ontem a tradição ludovicense de brincar o carnaval de rua num bloco organizado. Ele participou de mais uma edição do bloco “Os Comunas”, organizado por integrantes do PCdoB, a frente o deputado federal Márcio Jerry.
Usando o mesmo boné de outros carnavais – verde com uma vistosa estrela vermelha – o ministro deu uma demonstração, quase didática, de que o poder não tira do cidadão o direito ao lazer e à diversão, desde que conserve a dignidade pessoal e a estatura do cargo que exerce.
Vale lembrar que Flávio Dino, antes de ser ministro, é senador da República, eleito com mais de dois milhões de votos – a maior votação já alcançada por um candidato a senador no Maranhão -, o que lhe dá autoridade para atuar como homem de Estado e cidadão.
Aliás, não custa lembrar que o novo Carnaval de São Luís nasceu durante seus mais de sete anos de Governo.
sábado, 18 de fevereiro de 2023
Cláudio Cunha é o deputado que mais apresentou proposições na Assembleia Legislativa
Entre os parlamentares que mais protocolaram sugestões na primeira quinzena da atual legislatura, foi um parlamentar de primeiro mandato, o deputado estadual Cláudio Cunha, do PL, que ficou no topo do ranking. Segundo informações do Sistema de Apoio ao Legislativo, SAPL, o liberal apresentou 58 propostas, o que dá uma média de aproximadamente 04 medidas apresentadas por dia.
Esse
número é mais do que o triplo de propostas apresentadas pelos que estão na
segunda colocação da lista, os deputados Carlos Lula, do PSB, e Júnior França,
do PP, que apresentaram 13 sugestões, cada.
Aparecem ainda na lista os deputados Francisco Nagib, do PSB, e
Abigail Cunha, do PL, ambos com 10 proposições; Leandro Bello, do Podemos, com
09 e Juscelino Marreca, do Patriotas, com 08.
Confira as principais proposições dos 03 primeiros colocados:
1º CLÁUDIO CUNHA (PL)
Vale destacar, que ao lado da fiscalização do Poder Executivo, a proposição de leis, indicações e requerimentos é a principal tarefa dos eleitos para o Poder Legislativo. É um trabalho ao qual alguns deputados se dedicam mais do que outros.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
Veja quem é quem. Secretariado de Carlos Brandão está praticamente definido.
O governador Carlos Brandão (PSB) já tem o esboço do que será o seu novo governo.
O blog Marco Aurélio d’Eça teve acesso a um dos rascunhos que indicam quem é quem na preferência do titular do Palácio dos Leões, e divide neste post os nomes já definidos, os que ainda disputam espaços e os que devem ficar fora do secretariado.
Nomes já confirmados
Brandão já definiu 10 secretários: Educação, Desenvolvimento Social, Cultura, Segurança, Infraestrutura, Cidades, Comunicação, Fazenda, Pesca e Esporte.
Para a Educação não há mais nenhuma dúvida da volta do vice-governador Felipe Camarão (PT), indicação do ministro da Justiça Flávio Dino (PSB), cuja cota inclui também a pasta das Cidades, ocupada por Lene Rodrigues.
O Desenvolvimento Social será comandado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PCdoB), que terá uma pasta turbinada; ele também é responsável pela indicação do titular da Cultura, Yuri Arruda, que permanece no posto.
Desde o início do governo, Brandão sofreu uma forte pressão de aliados pela indicação do ex-secretário Raimundo Cutrim para a Segurança Pública. Chegou ele próprio a se convencer disto, mas nos últimos dias decidiu que manterá o coronel Sílvio Leite na pasta.
Outro confirmado é o secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira, da cota pessoal do próprio governador, assim como o ex-deputado Edson Araújo na Pesca. Para o Esporte, a manutenção de Naldir Lopes está confirmada.
Admirado por Brandão, Marcellus Ribeiro permanece na Sefaz.
Embora ainda haja especulações aqui e ali, o Palácio dos Leões vai ter mesmo o ex-secretário Sérgio Macedo novamente na Comunicação, completando o time dos 10 já definidos pelo governo.
Novas pastas
Pelo menos duas novas pastas devem ser criadas por Brandão.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional, que ganhará atribuições hoje na Secid, será o posto de Paulo Casé, que ora comanda a Sedes; a outra pasta discutida pelo governador é a dos Povos Originários, um alinhamento com o Ministério homônimo, criado pelo presidente Lula.
Esta pasta será criada para abrigar a deputada estadual Abgail Cunha (PL), que se recusou a ir para a Secretaria da Mulher; a ela também foi oferecida o Meio Ambiente, mas a ideia da pasta ligada aos povos indígenas parece tê-la agradado.
A ida de Abigail para o governo tem um objetivo: abrigar na Assembleia Legislativa o suplente Pará Figueiredo (PL), filho do todo-poderoso desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos.
Pastas ainda em disputa
Várias pastas ainda são disputadas por partidos e aliados políticos do governador.
O secretário de Planejamento Luiz Fernando Silva, por exemplo, já declarou não ter interesse em permanecer na pasta; ele mira a Casa Civil, do ex-prefeito Sebastião Madeira, ou o Porto do Itaqui, cujo titular Ted Lago deve deixar o governo.
Luiz Fernando controla ainda a pasta da Saúde, com Thiago Fernandes, onde Brandão quer botar o adjunto Carlos Vinícius Ribeiro; caso Fernando ganhe o Porto, Vinícius seria deslocado para a Seplan, mantendo Thiago na Saúde.
O ex-deputado federal Bira do Pindaré (PSB) deve ocupar a Secretaria da Agricultura Familiar, mas ainda enfrenta resistências do ex-colega André Fufuca (PP), que tem hoje a indicação na pasta, mas controla também o Detran, de interesse da família do deputado federal Fábio Macedo (Podemos).
Ao PT – que já tem Felipe Camarão na Educação – está sendo oferecida a Secretaria de Agricultura ou a da Mulher, ou uma ou outra. O partido quer as duas. As pastas de Igualdade Racial e Juventude também são alvo do partido de Lula.
Brandão queria mandar Rubens Pereira para a Assembleia, abrindo vaga na Secretaria de Articulação Política, mas o ex-deputado bateu pé e deve continuar na pasta.
O governador tem ainda que contemplar MDB, o PV que tem sido excluído das reuniões e articulações e o grupo Sarney, que já manifestou interesses por alguns setores. Resta saber se ainda haverá espaço para estes últimos.
É aguardar para conferir...
Do blog Marco D'eça
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023
Divergências municipais podem vir à tona na nova Assembleia Legislativa
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
Paulo Victor convoca sessão para encaminhar Plano Diretor às comissões
Postura reativa de Flávio Dino diminui seu tamanho em Brasília
O ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) voltou à mídia nesta sexta-feira, 10, novamente por bate-boca com adversários; desta vez, reagiu à provocação do deputado Gilson Cardoso Fahur (PSD-PR), que o chamou de “seu merda” em uma audiência com a bancada da bala, em Brasília.
Além de se vitimizar nas redes sociais, Dino cobrou da bancada do PSB uma reação, e os colegas parlamentares vão pedir a cassação do deputado-xingador.
Mas a postura reativa do ministro da Justiça pode diminuir seu tamanho em Brasília.
Dia desses ele reagiu de forma virulenta a um transeunte que o chamou de “ladrão” nas ruas de Brasília; acabou indo registrar queixa contra o provocador em uma delegacia da capital federal.
Antes disso, cobrou retratação de um locutor lá do longínquo Rio Grande do Sul que o chamou de “gordo” e “comilão” em um programa de rádio.
O blog Marco Aurélio d’Eça abordou a falta de inteligência emocional do ministro Flávio Dino em um post que mostrava o risco de ele tentar ser maior que Lula em Brasília, intitulado “Flávio Dino tenta ofuscar brilho de Lula e quebra primeira lei do poder…”.
Mas o traço da reação automática a qualquer provocação é ainda mais grave.
Do alto do poder no comando do Ministério da Justiça, Flávio Dino ameaça com processo, prisões e ações outras qualquer um que ouse fazer qualquer tipo de comentário que ele considere agressivo, xingamento, desprezo ou preconceito.
O bate-boca público, a reação a qualquer provocação, por mais inútil que ela seja, é um traço da personalidade de Flávio Dino que pode trazer problemas a ele no convívio público em Brasília.
E transformá-lo, até mesmo, em uma figura folclórica.
Por Marco D'eça
domingo, 12 de fevereiro de 2023
Iracema e Brandão são recebidos com festa em passagem por Urbano Santos
Deputado Cláudio Cunha é eleito Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos
O deputado estadual Cláudio Cunha (PL), mostrou que não será apenas mais no Parlamento Estadual, e a prova disso foi a sua eleição como presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, de acordo com Diário Oficial publicado na última sexta-feira (10). A sua eleição mostra seu forte poder de articulação na Casa e a sua posse deverá ocorrer nesta ainda nesta semana.
Além de Cláudio Cunha, compõe a Comissão de Obras e Serviços Públicos os deputados Davi Brandão (PSB), Vice Presidente, Ricardo Arruda (MDB), Edna Silva (Patriota), Carlos Lula (PSB), Aluizio Santos (PL) e Júnior Cascaria (Podemos), que têm por finalidade apreciar os assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e sobre eles deliberar, assim como exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais.
As principais atribuições da Comissão são discutir e debater assuntos referentes ao sistema de transporte em geral;ordenação e exploração dos serviços de transport es; estudos de todas as questões relativas às obras públicas, bem como sobre interrupção, suspensão e alteração de empreendimentos públicos; habitação e política habitacional;
política e desenvolvimento urbano e rural; pesquisa e exploração de recursos minerais e energéticos; fontes convencionais e alternativas de energia; estruturas institucional e o papel dos agentes dos setores mineral e energético.
O deputado Cláudio Cunha diz estar confiante no seu novo desafio e que pretende ao lado dos demais membros da Comissão um grande trabalho por meio de um Plano de Ação que será apresentado para a Presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB)
“Irei me dedicar com afinco para que esta Comissão cumpra com o seu pape, principalmente, no que se refere as condições de trafegabilidade de nossas estradas. Temos muito trabalho pela frente e disposição para executar as ações necessárias. Agradeço aos nobres amigos parlamentares por este voto de confiança, nosso desafio é fazer uma gestão na amplitude do diálogo discutindo todas as questões que vierem em pauta para que elas possam se concretizar em políticas públicas para o bem do povo do Maranhão”, declarou o parlamentar.