O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou não ter conseguido viajar para Rio Verde, nesta sexta-feira (16/6), por causa do mau tempo. O petista pretendia inaugurar a Ferrovia Norte-Sul.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece ao lado do ex-presidente José Sarney (MDB), responsável por iniciar a obra, em 1987.
“Hoje iríamos inaugurar juntos a ferrovia. Não deu, mas espero em breve visitar Rio Verde, ao lado de Sarney, para celebrarmos esse marco para o Brasil”, diz Lula na gravação.
Segundo o Planalto, o presidente aguardou por 1h20 na Base Aérea de Brasília, mas não chegou a decolar para Rio Verde e retornou para o Palácio da Alvorada.
“Estou aqui com o presidente Sarney na Base Aérea de Brasília, porque nós íamos para a cidade de Rio Verde de Goiás, inaugurar, finalmente, a conclusão da ferrovia Norte-Sul”, afirma Lula em trecho do vídeo.
A inauguração do terminal em Rio Verde marca a conclusão das obras da ligação ferroviária, considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos. A ferrovia conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.
As obras duraram mais de 35 anos. Começaram em 1987. Agora, em 2023, a ferrovia chegou a 2.257 quilômetros (km), atravessando quatro regiões.
O terminal em Rio Verde é estratégico, já que o município goiano é um dos principais polos do agronegócio no Centro-Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário