O ex-presidente da República, José Sarney, de 93 anos, foi diagnosticado com 'pequena isquemia cerebral' após sofrer uma queda, em casa, no último domingo (16).
A informação é dos médicos do Hospital UDI, onde ele esteve internado. A condição, segundo os especialistas, pode significar algo grave e requer cuidados.
"A isquemia cerebral ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo em determinada região cerebral. É o que acontece nos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, chamados de 'AVC'", explicou Aline Borges, neurologista e membro da Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão.
Segundo a médica, no momento em que a corrente de sangue é interrompida, a pessoa tem um desequilíbrio. Isso, segundo ela, é o que pode ter causado a queda do ex-presidente. Detalhes do caso dele não foram divulgados.
No caso de Sarney, o quadro é considerado de uma pequena isquemia, que não deixa sequelas. "A pequena isquemia não deixa sequelas, mas todo AVC é grave", completa a neurologista.
Ao g1, o geriatra Herbert Veracruz explica que é muito comum casos de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos em pessoas acima de 85 anos, e que isso geralmente pode ser causado pelo aumento da calcificação das artérias do cérebro.
"O mais importante dentro do diagnóstico do AVC é tentar identificar a causa. A principal causa, em mais de 80% dos casos, é o que a gente chama de arterioscleróticas, que é o aumento da calcificação das artérias do cérebro e consequentemente, acaba causando o AVC", explicou.
Entretanto, há formas de prevenção. O geriatra diz que, a partir desse momento, deve-se iniciar a prevenção secundária, para que reduzir novos episódios isquêmicos.
"A partir de agora vai trabalhar o que a gente chama de prevenção secundária, é um dos itens mais importantes na geriatria. Existem grupos de medicamentos que são usados para isso, otimizar e acrescentar a prescrição, que terão o impacto de reduzir novos episódios de isquêmicos", disse.
Ex-presidente recebeu alta
Sarney já recebeu alta e está sob cuidados dos familiares, em São Luís, mas ficou internado após tropeçar e sofrer uma queda em casa. A informação foi dada pela filha de Sarney, Roseana Sarney, nas redes sociais.
"Olá pessoal, passando para informar que hoje de manhã nós levamos um susto muito grande. Meu pai tropeçou, caiu, enfim, levamos para o hospital, mas, graças a Deus, os exames já foram concluídos e ele está muito bem. Se Deus quiser ele vai ficar bom logo, logo", disse Roseana, que é ex-governadora do Maranhão e atual deputada federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário