Objetivando chamar atenção da comunidade para a importância de preservação do meio ambiente, na manhã de domingo(27), a Prefeitura de Paço do Lumiar, que tem à frente da sua gestão a sensibilidade da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), atuou em parceria com a ONG Arte Mojó - em uma ação realizada no Porto do Mojó.
O evento contou com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP) de Paço do Lumiar, sob a batuta de Alberlúcia Mendes. Além do caráter educativo, a atividade visou externar, mas uma vez, o problema do acumulo de detritos nos manguezais, ocasionado pela interferência humana.
"Estamos aqui pela segunda vez. Temos a certeza de que ao apoiar e participar desta sensibilização para a preservação dos manguezais, nós começamos a resolver esta adversidade a partir da sua base, ou seja, o descarte irregular de resíduos, que de uma forma ou de outra, vem parar nestas áreas", disse a secretária.
Em poucos instantes, foram recolhidos cerca de 100 kg de dejetos como plástico, vidro, alumínio e outros achados ao redor do porto. A presidente da ONG, Graça Soares, lembra que, além da retirada, houve a separação dos objetos, feito por especificidade de composição material e destinado à reciclagem, contando para isso com a COOPCARE, que é a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paço do Lumiar.
"Os manguezais são ecossistemas costeiros importantes, porque abrigam uma grande diversidade de organismos. Funcionam como berçário, tanto para espécies locais quanto para migratórias. Por isso, mantê-los saudáveis é tão importante", enfatiza a presidente.
"A ONG Arte Mojó é uma organização, assim como outras, que desenvolve um trabalho muito significativo de proteção com uso de práticas alternativas, sustentabilidade, inclusão social e geração de renda na comunidade de Mojó. Nós, enquanto gestores, e por determinação da nossa prefeita Paula Azevedo, permanecemos sempre prontos a colaborar com projetos iguais a este, que têm a finalidade de ajudar a natureza e conscientizar a população", finalizou Alberlúcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário