Um flagrante preocupante ocorreu em Paço do Lumiar, quando um motorista registrou o momento em que um caminhão despejava resíduos sólidos de forma irregular em um terreno próximo à MA-204. O veículo pertence à empresa Vilela e Medeiros Ltda, com atividades em Holdings de Instituições Não Financeiras, em São José de Ribamar.
O proprietário do caminhão infringiu a Lei Complementar n° 001, 12/08/2013 - Código de Posturas de Paço do Lumiar, que proíbe o lançamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas. A multa prevista corresponde a 20% a 100% do salário mínimo vigente.
A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semap) notificou o responsável, que terá que comparecer à Semap. Esse incidente não é isolado, pois um caso similar foi registrado pela Semur no dia 13 de março, na Vila do Povo, onde ocupantes de um veículo também realizaram descarte irregular de materiais.
O crime ambiental ocorreu um dia após o início de uma Força-tarefa pela Semiu para retirar os resíduos despejados irregularmente no local. Após o flagrante, o caminhão foi apreendido por documentação irregular e falta de placa, sendo levado ao pátio do Detran.
A Prefeitura de Paço do Lumiar está empenhada, porém, tem enfrentado constantes abusos de municípios vizinhos que praticam o descarte irregular de lixo na cidade. A administração municipal pede a colaboração dos cidadãos de São Luís e São José de Ribamar para evitar esse tipo de comportamento.
É importante ressaltar que o trabalho de limpeza continua, mas a colaboração da comunidade é fundamental para preservar o meio ambiente e a qualidade de vida em Paço do Lumiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário