sábado, 1 de fevereiro de 2025

Parlamentar confirma que pedirá desfiliação do PCdoB/MA


A deputada estadual Ana dos Gás confirmou nesta manhã, em entrevista aos jornalistas Clodoaldo Corrêa e Glaucio Ericeira, da equipe do programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, que pedirá desfiliação do seu partido, o PC do B, que irá formar um Bloco Parlamentar juntamente com o Solidariedade, dos deputados estaduais Fernando Braide e Othelino Neto, ambos oposição ao Palácio dos Leões.

A parlamentar, que participou da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, biênio 2025/26, ressaltou que faz parte da base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e, por este motivo, encaminhou ao diretório estadual comunista, presidido pelo deputado federal Márcio Jerry, documento atestando sua posição de governista e de não integrar o colegiado.

Ana do Gás disse esperar que o presidente da legenda tenha para com ela o mesmo entendimento que teve em relação a Othelino e ao vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal de São Luís.

Ambos tiveram a anuência do comunismo para deixar seus quadros e ingressar no SDD e PSB, respectivamente.

“Vou pedir minha desfiliação do partido pelo qual exerci dois mandatos. E espero que tenha o mesmo tratamento dado ao deputado Othelino e ao vereador Paulo Victor, que tiveram a anuência do diretório estadual no que diz respeito as suas desfiliações. Espero, que por ser mulher e da base do Governo, o tratamento não seja diferente”, pontuou.

“Fui contrária a formação deste Bloco com o Solidariedade. Apenas recebi o comunicado do deputado Rodrigo Lago [escolhido líder do colegiado] de que o partido iria compor com o Solidariedade. Farei, na próxima semana, um pronunciamento na tribuna da Casa relatando esta situação e comentando a minha decisão de deixar o PC do B”.

Questionada sobre a possibilidade de ser convocada novamente por Brandão para integrar seu secretariado, abrindo, desta forma, vaga para o primeiro suplente do PT, Zé Inácio, também governista, a deputada explicou que, até o momento, não conversou com o governador sobre o assunto, mas ressaltou que é mulher de missão.

Ana dos Gás destacou o que ela classificou de trabalho excelente da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e o seu posicionamento firme de fortalecimento do Parlamento mesmo diante de perseguições políticas que vem sofrendo.

Com informações do Blog do Gláucio Ericeira 

Iracema Vale reitera compromisso com independência do Parlamento durante posse como presidente da Alema


A deputada Iracema Vale reafirmou seu compromisso com a democracia, o diálogo e a igualdade de gênero, em seu discurso de posse como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, para o biênio 2025/2027. realizado durante solenidade neste sábado, 1º de fevereiro, no Plenário Nagib Haickel.

A parlamentar também destacou a importância da transparência e da proximidade com o povo maranhense para a efetivação de uma gestão democrática e visando ao bem-estar de todos.

“Hoje, a emoção se mistura com a responsabilidade. Assumir, mais uma vez, a missão de conduzir esta Casa é reafirmar meu compromisso com um Parlamento forte e próximo da nossa gente”, disse Iracema Vale.

A chefe do Legislativo maranhense destacou ainda a responsabilidade de liderar um Parlamento que completará 190 anos em 2025, celebrando a trajetória de mulheres pioneiras que desafiaram as barreiras de uma sociedade predominantemente masculina. Entre elas, lembrou Zuleide Bogéa, eleita primeira deputada estadual do Maranhão, em 1934 .

“Se hoje ainda enfrentamos violência política de gênero, imaginem naquela época. Quão árdua deve ter sido sua jornada e o quanto precisou lutar para provar que lugar de mulher também é aqui”, refletiu.

Iracema Vale também celebrou a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa do Maranhão, hoje composta por 12 deputadas. “Tenho a honra de dividir este plenário com a maior bancada feminina que esta Casa já teve. Juntas, somos 12 mulheres fortes e comprometidas com suas regiões, trabalhando para que a presença feminina na política seja cada vez mais natural e respeitada”, ressaltou.

Por fim, ela reiterou seu compromisso com o fortalecimento do Legislativo como um espaço democrático e independente.

“Vamos seguir trabalhando para garantir um Parlamento soberano, aberto ao diálogo e comprometido com o povo. A Alema sempre estará disposta a unir forças com os demais poderes pelo bem do Maranhão”, concluiu.