As negociações para a “superfederação” do PP com o União Brasil têm sofrido resistências de alguns integrantes das duas legendas e já começam a impactar a política local em alguns estados.
Na Bahia, por exemplo, deputados federais e estaduais do PP que têm proximidade com o PT resistem à federação com União Brasil, que, no estado, faz oposição à sigla de Lula.
A resistência é tamanha que, segundo apurou a coluna, quatro dos seis deputados estaduais do PP baiano já cogitam deixar o partido, caso a federação com o União Brasil seja aprovada.
O próprio presidente do PP na Bahia, o deputado federal Mario Negromonte Jr, tem dito ser contra a federação.
À coluna, o deputado federal Claudio Cajado (PP-BA) reconheceu a resistência dos colegas à federação com União Brasil, mas ponderou que o processo ainda está em fase de negociação.
Na quarta-feira (19/3), lideranças do PP aprovaram uma autorização para que o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), avance nas tratativas com o União Brasil para a federação.
“O que aprovaram foi a autorização para que o nosso presidente nacional, o senador Ciro Nogueira (PI), consiga avançar com o União Brasil. Ainda não houve a aprovação de federalizar. Caso avance, vamos ainda deliberar na Executiva, inclusive tratando de assuntos como o regimento do partido”, disse Cajado à coluna.
No Maranhão, a federação terá um esquema de gestão compartilhada sob o comando dos deputados federais André Fufuca (PP) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). Fufuca é ministro de Lula e Pedro Lucas da base do Presidente.
“Os dois partidos, por si só, já têm tamanho para discutir qualquer aliança; a federação só vai aumentar esse cacife”, afirma Fufuca.
União Brasil busca conciliação
A cúpula do União Brasil, por sua vez, tem buscado dirigentes estaduais da sigla para conversar sobre o assunto. As conversas estão sendo feitas pelo presidente nacional da legenda, Antonio Rueda.
Os integrantes do União Brasil cogitam ainda também procurar diretamente as lideranças estaduais do Progressistas para conversar sobre a “superfederação”.
Se sair do papel, a federação PP-União Brasil ultrapassará o PL de Jair Bolsonaro e se tornará a maior bancada da Câmara, com 109 parlamentares, sendo 50 do PP e 59 do União Brasil. (Metrópoles)
Nenhum comentário:
Postar um comentário