sexta-feira, 25 de abril de 2025

Materlo batido: União e PP definem nome, comando e anúncio de Federação

Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (UB)





Os partidos União Brasil e Progressistas chegaram a um denominador comum para a formação de uma federação partidária, que será batizada de União Progressista. O anúncio oficial será feito na próxima terça-feira (29), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A confirmação veio nesta quinta-feira (24) pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

A federação sela uma aliança estratégica de quatro anos, em que as duas siglas atuarão como se fossem um único partido no Congresso, como acontece atualmente com PSDB-Cidadania, PSOL-Rede e a FE Brasil (PT,PV e PCdoB). O entendimento final foi fechado durante reunião entre Ciro Nogueira e Antonio Rueda, presidente do União Brasil, que será o primeiro a ocupar a presidência rotativa da nova federação.

Com a aliança, PP e União Brasil formarão a maior bancada da Câmara, com 108 deputados federais, e a terceira maior do Senado, com 13 senadores. A aliança também sinaliza um distanciamento do Governo Lula, mesmo com o União Brasil ainda ocupe três ministérios: Desenvolvimento Regional, Pesca e Comunicações.

A condução da nova estrutura no cenário eleitoral de 2026, contudo, ainda é incerta. Enquanto o União tem Ronaldo Caiado como pré-candidato à presidência, o PP mantém vínculos com o bolsonarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário