sábado, 6 de janeiro de 2024

‘Papel Zero’ - Servidores da Alema recebem treinamento no novo sistema Ecoprocessos


Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão receberam treinamento, nesta quinta-feira (4), no novo sistema Ecoprocessos, que tem como objetivo permitir, de forma ágil e assertiva, o acesso aos documentos e às informações do Parlamento Estadual, bem como a implantação da política ‘Papel Zero’ em todos os setores da Casa.

Com o Ecoprocessos, será possível promover a transparência dos atos administrativos; tornar o processo decisório mais célere; racionalizar a produção documental; controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos; normatizar os procedimentos de guarda e eliminação de documentos; além de contribuir para a preservação do patrimônio documental e a redução significativa, com vistas à eliminação total, de processos físicos em papel, contribuindo para o ambiente mais sustentável.

“A presidente Iracema Vale sempre teve um carinho muito grande pelo meio ambiente, e isso a impulsionou a trazer essa solução para dentro da Assembleia para agilizarmos os processos, termos mais transparência e, também, melhorarmos a questão da sustentabilidade dentro da Casa, com a redução de papel e qualquer tipo de insumos nesse sentido”, explicou William Nunes, diretor de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade da Alema.
 
Funcionários da Assembleia Legislativa participam de treinamento sobre o novo sistema Ecoprocessos

Inovação

Juliana Guerra, diretora-adjunta de Desenvolvimento Social da Alema, disse que o novo sistema é uma inovação da Casa, com a intenção de substituir os processos físicos pelos processos virtuais.

“A Diretoria de Tecnologia da Informação e a Escola do Legislativo fizeram um cronograma de turmas e vamos treinando de acordo com a necessidade da Casa, com as diretorias que têm a maior parte essencial dos processos físicos”, completou.

A diretora de Finanças da Alema, Lylian Soares, que participou do treinamento, destacou a importância da iniciativa para os procedimentos internos do Parlamento Estadual.

“Além de dar celeridade e velocidade ao fluxo dos processos, é também um assunto de grande importância, pois estamos tratando de sustentabilidade. É muito importante começarmos a tramitar os processos por meio digital”, disse.

Jorge Marú recebe novas adesões à sua pré-candidatura a Prefeitura de Paço do Lumiar


O Presidente da Câmara dos Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Marú, pode ganhar em breve, mais um nome de peso para o seu time político: Pivete do Iguaíba, como é carinhosamente chamado, um dos principais líderes da comunidade, famoso por sua atuação na região, que representa um dos principais colégios eleitorais luminenses, sempre decisivo nas eleições.

O encontro entre Marú e o grupo de Pivete aconteceu na noite desta sexta-feira (05), na comunidade. O líder iguaibara é pré-candidato a vereador e deve integrar o time do Presidente da Câmara na próxima corrida eleitoral.

Gradativamente Jorge Marú prova que não está para brincadeira e se alguém acha que em outubro vai ter “café com leite”, é melhor abrir o olho, o vereador segue crescendo e ganhando apoio nas comunidades.

Jorge Marú comentou o encontro com Pivete e com a comunidade do Iguaíba: “Pivete é um líder forte, um grande amigo que queremos ter a honra de integrar nosso projeto, acredito que toda a comunidade do Iguaíba terá muito a ganhar”, afirmou Jorge Marú.

Pivete falou sobre a visita do Presidente da Câmara: “Jorge Marú tem trabalhado pelo nosso povo, isso nos transmite credibilidade diante do cenário político. A comunidade do Iguaíba reconhece sua seriedade e competência”, concluiu.

Paulo Victor aponta valorização ao servidor em balanço anual da Câmara de São Luís


Ao fazer um rápido balanço deste ano, o presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), afirmou que o período no comando da Casa foi desafiador, mas também de avanços com aprovação de pautas importantes para a capital maranhense.

“Foi um ano difícil para todos nós, mas acredito que oferecemos o nosso melhor. Além disso, debatemos temas e assuntos pertinentes à cidade. Peço desculpas por eventuais equívocos, mas fizemos tudo buscando acertar. Que o ano vindouro seja de desafios e vitórias”, afirmou o chefe do Legislativo ludovicense.

Plano de Cargos

Durante a gestão de Paulo Victor no comando do Legislativo municipal, foi realizada a aprovação do Projeto de Resolução nº 120/23 que instituiu, pela primeira vez na história da Casa, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os servidores públicos efetivos dos quadros de pessoal da Câmara.

Após a votação da matéria, o presidente da Câmara destacou a valorização ao servidor como uma das marcas do seu primeiro ano de gestão na Casa. “Os servidores estão sendo valorizados, estamos cumprindo nossa parte acordada. Parabenizo os servidores. Se hoje estão alcançando essa conquista, é graças ao movimento e à luta de vocês!”, declarou.

As ações voltadas para os funcionários do Legislativo incluem ainda doações de alimentos com 200 cestas básicas e 2 toneladas de peixes, além de uma ação de distribuição de óculos que beneficiou mais de 50 colaboradores. Para receber o acessório, os colaboradores passaram por consulta com oftalmologista.

Plano Diretor

Como gestor de uma das Casas Legislativas mais antigas do país, Paulo Victor liderou projetos de leis que passaram pela aprovação do colegiado de vereadores. Ele avalia que, mesmo em meio a uma disputa política, a Câmara conseguiu encontrar equilíbrio para aprovar pautas importantes em 2023.

Entre elas, destaca-se a proposta do novo Plano Diretor que vai nortear os regramentos e instrumentalização do processo de desenvolvimento da cidade pelo prazo de 10 anos, impactando diretamente não só as ações do poder público, como também no dia a dia da população ludovicense. A legislação urbanística que estava desatualizada há quase uma década, foi aprovada cinco anos após intenso debate no Legislativo.

Agora, conforme destacou Paulo Victor, a Casa estará focada no debate sobre a atualização da Lei de Zoneamento que trata do conjunto de regras do uso e ocupação do solo, definidoras das atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade, como pontos permitidos para a construção de estabelecimentos comerciais, bem como, critérios para escolha de ruas e quarteirões onde ficarão residências, prédios industriais, praças e áreas verdes.

Gabinetes móveis

Com o objetivo de expandir a atuação legislativa, o presidente da Câmara entregou veículos que vão funcionar como gabinetes móveis que são utilizados pelos parlamentares para visitas nas comunidades.

A iniciativa inaugurou uma prática muito interessante, que virou uma saída para aproximar ainda mais o Parlamento municipal da população ludovicense. Em geral, um dos principais objetivos dos veículos é aproximar o trabalho legislativo com as demandas das comunidades.

Com os gabinetes móveis, os vereadores levam para dentro dos bairros os serviços prestados em seus gabinetes físicos, ouvindo os moradores e levando ao prefeito e secretários as demandas apresentadas pelo cidadão.

Pacote de obras

Uma das primeiras novidades anunciadas em 2023 foi um pacote de obras para beneficiar os servidores da Casa. Na ocasião, o gestor legislativo falou das reformas no prédio anexo à instituição, onde devem funcionar serviços como Restaurante Popular e creche, além de espaço para atendimento médico dos colaboradores. A série de iniciativas integra o planejamento de ações do presidente para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos funcionários do órgão.

“Estamos estruturando a Câmara Municipal e promovendo uma série de melhorias em benefício dos servidores. Demandas que eram esperadas e que agora, serão executadas. Conseguimos garantir um Restaurante Popular, que vamos implantar em prédio anexo, um consultório odontológico e uma creche, entre outras ações. São medidas que vão, sem dúvidas, trazer melhorias para nossos servidores e valorizar esse efetivo que presta um importante serviço à população de São Luís”, pontuou.

Selo de qualidade

Outra conquista alcançada no ano foi a manutenção da certificação NBR ISO 9001:2015, norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, independentemente de seu ramo de atividade, setor ou tamanho, propiciando a melhoria na atuação do órgão e, consequentemente, um melhor serviço prestado à população.

A certificação ocorreu após auditoria interna junto aos departamentos da Casa pela empresa QMS Brasil, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), momento em que foi verificada a conformidade da Norma NBR ISO 9001:2015.

O anúncio aconteceu após auditoria externa nos departamentos do Legislativo ludovicenses que foram auditados entre eles a Coordenadoria Legislativa; Comunicação; Infraestrutura e Almoxarifado; Recursos Humanos; T.I; Procuradoria; Cerimonial; Protocolo; Licitação; Diretoria Administrativa; e Controladoria.

Sede própria

Neste ano também foi sancionado um projeto de lei que garante a destinação de parte do Sítio Santa Eulália para a criação da nova sede da Câmara. Com um total de 60,35 hectares, a área considerada de uso sustentável fica localizada entre as avenidas Carlos Cunha e Via Expressa.

Após a sanção da legislação, Paulo Victor conseguiu junto ao governador Carlos Brandão (PSB) o compromisso com a construção da nova sede da Câmara, na área do Sítio Santa Eulália, localizada entre as avenidas Carlos Cunha e Via Expressa.

Formação superior

Em 2023, a Câmara Municipal também firmou uma parceria com a Faculdade Edufor para beneficiar os servidores da Casa e dependentes com descontos de até 70% em cursos de graduação. A iniciativa tem o intuito de ampliar a capacitação técnica dos colaboradores.

“Recebi com muita alegria essa parceria, onde iremos conseguir oferecer 70% de desconto nos valores da mensalidade, no primeiro semestre, e desconto de 50% no restante de toda a formação acadêmica. O desconto será válido também para familiares dos servidores”, afirmou o chefe do Legislativo.

Ponto biométrico

Em seu primeiro ano de gestão, Paulo Victor também implantou um novo sistema eletrônico para o controle de presença de vereadores nas sessões deliberativas. De acordo com ele, a ideia é avançar na modernização da estrutura do plenário, com o uso de biometria em votações e de projeção de fotos e vídeos no painel durante as deliberações, pode influenciar no salário integral dos parlamentares no final do mês, em caso de presença ou a ausência nas atividades da Casa.

“Nós incluímos a presença digital como validade para presença efetiva aqui para votação. A presença – ou a ausência – passa a contar para os nossos vencimentos no final do mês. A partir de agora a presença dos vereadores será marcada através da digital”, declarou.

Diálogo ampliado

No período, também foram realizadas várias audiências públicas e painéis temáticos. Duas destas audiências ocorreram fora da Câmara, com o gabinete móvel indo discutir temas relacionados à população na própria comunidade. Dois desses eventos, por exemplo, ocorreram na zona rural e na área Itaqui-Bacanga.

No primeiro encontro, ocorrido em fevereiro, na Associação Beneficente Recreativa, na Avenida José Sarney, n° 28, no bairro Vila Itamar, foi realizado um debate referente à atualização do Plano Diretor. Já no segundo evento, desta vez, na U.E.B. João do Vale, U.E.B. João do Vale, no povoado Argola e Tambor, área do Gapara, o debate foi sobre as condições e qualidade do abastecimento de água da região.

Gestão participativa

Desde janeiro, Paulo Victor busca realizar uma gestão participativa. Para dar total transparência às ações do Poder Legislativo, todas as sessões, audiências públicas e demais eventos promovidos pela Casa, foram transmitidos ao vivo ou em tempo real pelas redes sociais do Parlamento (@camaraslz). As transmissões podem ser encontradas no catálogo de vídeos da Câmara SLZ no YouTube (@camaraslz).

O cidadão também pode se manter a par das ações parlamentares por meio do Sistema Eletrônico de Tramitação de Processos, ferramenta usada pela Câmara que permite à população acompanhar as proposições dos vereadores, protocolo, tramitação das matérias legislativas e outros temas de interesse público pertinentes ao Parlamento municipal. Para isso, basta acessar o link https://www.camara.slz.br e procurar o ícone matérias legislativas.

Contas de ex-prefeitos

Ao longo deste ano, a Câmara também apreciou 19 prestações de contas da prefeitura ludovicense, relativas a exercícios financeiros que variam entre 1990 a 2019. Só em novembro, foram julgados seis balanços financeiros, zerando processos dessa natureza que tramitavam há quase três décadas no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo da capital.

Do total de contas julgadas, quatro foram dos ex-prefeitos Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Júnior; e dois balanços de responsabilidades do falecido João Castelo, que compreendem um período entre 2005 a 2019.

Durante a sessão que apreciou os últimos balanços, o vereador Pavão Filho destacou o fato histórico da gestão do presidente Paulo Victor na aprovação das contas pendentes da apreciação do plenário.

“Hoje eu tenho de dar um testemunho ao presidente Paulo Vitor, pois não posso deixar de fazê-lo nesta sessão, que é um fato histórico, um fato que precisa ser registrado. Uma das funções desta Casa é o seu papel de julgador. Além disso, ela tem três papéis fundamentais: legislar, fiscalizar e julgar as contas dos prefeitos. E, por esse longo período que eu estou aqui, a administração do Paulo Victor, com dez meses, já apreciou dezoito contas de ex-prefeitos da nossa cidade. É um placar que precisa ser registrado, é um fato histórico ao longo dos seus 404 anos que tem este parlamento”, declarou.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

II Cavalgada celebra 63 anos de Paço do Lumiar



A cidade de Paço do Lumiar se prepara para uma festa especial em homenagem ao seu 63º aniversário: a 2ª edição da Cavalgada Nossa Senhora da Luz. O evento, marcado para o dia 13 de janeiro, tem concentração na praça da Igreja Santa Luzia, na Pindoba, a partir das 14h, com destino à igreja matriz Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade.

Segundo a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), a Cavalgada já se tornou querida entre os moradores e vai reunir cavaleiros e amazonas de todas as idades. “Esta será a segunda cavalgada de muitas. É uma maneira singela de homenagear nossa cidade e nossa padroeira”, destacou a prefeita.

O evento é um momento de celebração religiosa e também atrai visitantes interessados em vaquejadas e atividades de lazer. A programação festiva se estende do dia 10 a 14 de janeiro, com diversas atrações culturais espalhadas pelo município.

A Cavalgada Nossa Senhora da Luz promete ser mais um marco nas comemorações do aniversário de Paço do Lumiar, unindo tradição, fé e alegria em uma só festa.



quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

XI Audiência Pública do Conselho Tutelar apresentará resultados obtidos em Paço do Lumiar entre 2022 e 2023

Nesta sexta-feira (05),acontecerá a XI  Audiência Pública do Conselho Tutelar de Paço do Lumiar. O evento, que contará com a presença da secretária Suely Abreu, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social- SEMDES- terá como meta prestação de contas à sociedade do trabalho desenvolvido pelos conselheiros durante o período de um ano.  O ato acontece a partir das 14:00hs, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Localizado na Estrada do Iguaíba, S/N Centro – Paço Do Lumiar/Ma.

Durante o evento, além da apresentação de dados, serão abordadas as competências destinadas aos conselheiros, com foco em alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e na necessidade de apropriação e entendimento destas mudanças pelos conselheiros eleitos no último processo eleitoral, ocorrido em outubro do ano passado. 

Com uma programação que inclui também palestra e painel sobre as atualizações da lei federal 8.069/90 e um breve relato sobre o Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, a apresentação das informações visam ainda aproximar o órgão da comunidade; sensibilizá-la para sua importância como protagonista na defesa e garantia de direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

Outro ponto importante que certamente ganhará destaque é implantação do Conselho Tutelar - II, no município, que vai atuar diretamente atendendo demandas surgidas na zona Rural do município.

“Nos próximos dias, além da entrega desta sede que abrigará o II - Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, nós estaremos realizando a diplomação de todos os conselheiros eleitos”, lembrou a prefeita do município, Paula Azevedo.

ÁUDIO: Secretário do prefeito de Raposa desafia o Governador, o Papa e até Jesus Cristo


Nesta terça-feira (02) durante uma discussão em um grupo de troca de mensagem no aplicativo WhatsApp que reúne moradores do município de Raposa, o secretário Municipal de Infraestrutura, Patrício Filho, desafiou o governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), o Papa Francisco – Santo Padre Bispo de Roma, líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e até Jesus Cristo.

O contexto do áudio diz respeito a um debate sobre as eleições municipais deste ano. Patrício estava discutindo com aliados do ex-prefeito José Laci (PSB), pré-candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão. Para mostrar “serviço” visto que é odiado dentro do próprio grupo do prefeito, o auxiliar de primeiro escalão de Eudes Barros (PL) blasfemou contra as forças divinas.

“Podem vim daí com o Governador, com o Papa, com Jesus Cristo com o que for. É taca meu irmão, nada disso vai adiantar. Porque é taca em outubro em todo mundo de novo, isso daí não tem para onde correr sio, porra.” afirmou no áudio Patrício Filho.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Políticas públicas de combate às drogas assegura a Paço do Lumiar primeiro lugar em premiação REMADD

Paula Azevedo e a secretária Helica Silva deverão prestigiar o evento no domingo (07)

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, que tem à frente a prefeita Paula Azevedo (PCdoB), devido uma série de ações realizadas durante o ano 2023, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos- SEMDHU, foi premiada pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD). A entrega oficial do 1º lugar na Categoria Políticas Públicas, irá acontecer no próximo domingo, dia 7 de fevereiro, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo .

As atividades que nortearam a condecoração partiram de realizações da Gestão Municipal, articuladas pela secretaria, via Coordenação de Juventude e Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas/ SEMDHU. Entre estes destaques é possível relembrar o Iº Simpósio Municipal de Política sobre Álcool e Drogas de Paço do Lumiar, atividade em alusão ao dia 20 de fevereiro, Dia Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas e ao Alcoolismo.

A instituição em 04 de outubro de 2023, via decreto nº 3.860, da Comissão de Apoio e Acompanhamento as Comunidades Terapêuticas de Paço do Lumiar, bem como, “Oficinas de Empregabilidade”, cujo intuito era promover a inclusão no mercado de trabalho, de jovens e adultos acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CT).

Segundo a secretária de Direitos Humanos, Hélica Silva, o prêmio recompensa uma determinação da gestão em aplicar politicas públicas com esta finalidade, que produzem efeito prático e benefícios imediatos para quem as recebe.

“Essa é uma vitória coletiva que parte da sensibilidade da nossa prefeita Paula Azevedo e também do esforço de nossos servidores. Estamos orgulhosos em ter nosso trabalho reconhecido!”, declarou a secretária.